A expressão “Indústria 4.0” está em alta e é frequentemente citada por órgãos como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A partir dela surgiu outro conceito a Construção 4.0.
Ambos consistem na convergência digital, física e biológica com base em tecnologias de: computação em nuvem, internet das coisas, big data, blockchain, inteligência artificial e biotecnologia.
A internet abriu as portas para esta revolução, caracterizada pela produção inteligente. Empresas de todos os portes são capazes de acessar, armazenar e gerenciar dados, sendo facilitada a colaboração entre suas equipes.
Para entender o que é Construção 4.0, precisamos ter clareza do que é a Indústria 4.0, também chamada de “A 4ª Revolução Industrial”.
Assim como em todas as outras revoluções industriais da história, a Indústria 4.0 tem como principal característica um aumento visível de eficiência e de produção.
Mas, enquanto as revoluções anteriores foram marcadas pelas surgimento de máquinas, esta usa a internet para otimizar serviços e gerenciar informações.
Todos os dados coletados, podem ser usados no estudo de melhorias e redução de falhas. Com isso, caem os custos e os processos produtivos tornam-se mais rápidos.
Neste contexto, a Construção 4.0 é uma ramificação da Indústria 4.0 e aplica seus conceitos na construção civil.
Há muitas ações onde a tecnologia digital pode ser usada no setor, entre elas:
Nota-se que a Construção 4.0 não prioriza apenas a manufatura de produtos, mas dá atenção aos cuidados com os projetos e às exigências do mercado.
Os dados sobre o conceito 4.0 no Brasil ainda são inconclusivos, pois a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o país ainda não assimilou o conceito.
Em contrapartida, o Centro de Tecnologia e Edificações (CTE) afirma que cerca de 800 empresas ligadas a cadeia produtiva da construção civil fazem uso da tecnologia 4.0 em algum dos seus processos.
Curiosamente, a maioria destas empresas está inserida nas áreas de tubos e conexões, revestimentos e porcelanatos.
A tendência é que depois do projeto pronto, os fornecedores entregarão o material pré-fabricado, pré-moldado e técnicos especializados farão a montagem, como hoje acontecem em linhas de produção de outros setores.
Fique atento, pois a qualquer momento pode surgir uma novidade na Construção Civil.
Um abraço! Equipe RCE Construtora.