Um serviço de saúde possui a função especial de cuidar e tratar a saúde da população.
Sem estes estabelecimentos não seria possível ter qualidade de vida.
Por isso, construir um hospital no Brasil, não é simples, uma vez que há muitas normas em relação à arquitetura hospitalar que devem ser respeitadas.
Uma delas é o “Manual Prático para Arquitetura em Hospitais”, que prevê o desenvolvimento de um mapa de risco hospitalar, e assim garantir a segurança do paciente.
Contudo, com a evolução tecnológica dos equipamentos, e as mudanças que o Covid-19 causou neste tipo de negócio, novos meios de atendimento, estruturas e tratamentos surgiram.
Hospitais e clínicas são empreendimentos em eterna mutação.
Mais normas regulamentares, procedimentos eficazes e sustentáveis continuarão a ser oferecidos pelo mercado, porque a medicina não para!
Assim é essencial observar as normas pertinentes e vigentes relacionadas à Engenharia Hospitalar, sendo elas:
Além do Manual Prático para Arquitetura de Hospitais, existem normas técnicas específicas para a engenharia, dispostas pela ABNT, conhecidas por NBR.
Um breve exemplo é a NBR 13534 que regulariza instalações elétricas em estabelecimentos de saúde, a 14712 se refere aos elevadores e a 9077 trata de tampas e saídas de emergências
Como a medicina está sempre se atualizando, a Anvisa se atentou a lançar RDCs complementares ao longo destes anos para suprir as necessidades atuais.
O intuito dessas resoluções complementares é de dar suporte às farmácias hospitalares, unidades de obstetrícia e neonatologia.
RDC 50
Uma das RDCs mais importantes é a n°50 que serve como documento oficial para o planejamento, programação, elaboração e avaliação de obras.
Este regulamento serve como um norte para profissionais realizarem todo o processo e proporcionarem segurança e bem-estar.
Além das normas, ainda existe o desafio de conseguir a aprovação da CCIH. Ela é possível com projetos que tragam praticidade na rotina do hospital, eliminando possíveis pontos de infecção.
Muitas normas são necessárias para construir/reformar um hospital e quanto mais completo for o hospital, maior será a necessidade de sistemas especiais.
Projetos estruturais envolvem diferentes estruturas, soluções, acabamentos e cada detalhe neste tipo de construção requer atenção especial e experiência no assunto!
Afinal, a estrutura do hospital deve servir os pacientes, logo todo projeto deve se voltar para a garantia da segurança e bem estar dos clientes.
Se você busca um parceiro de negócios que cumpra as normas para o seu projeto de hospital, conte conosco.
Estamos prontos para te ajudar a promover mais saúde à sociedade.