Descubra como encontrar o melhor lugar para sua empresa e faturar mais em 2023.
Você já ouviu falar em localização estratégica? Assim como uma cidade deve ser planejada para atender todas as demandas de seus moradores, as empresas – de modo geral – também precisam estar estrategicamente estabelecidas.
Pense comigo…
Se um supermercado que está localizado perto de regiões residenciais recebe mais pessoas, consequentemente, tem mais chances de transformá-las em clientes fiéis.
Nessas horas, todos os envolvidos saem ganhando.
O supermercado fortalece o relacionamento com os clientes ganhando mais dinheiro e os clientes economizam tempo em suas rotinas.
Por isso, se você nunca pensou em escolher o melhor lugar para instalar sua empresa (seja ela comercial, industrial ou corporativa) chegou o momento!
Listamos dicas precisas de como você pode encontrar a melhor localização de acordo do tipo da sua empresa.
Boa leitura!
Apesar de cada empresa ter a sua especificidade, existem aspectos comuns que precisam ser levados em consideração:
Agora sim, vamos partir para as especificidades de cada negócio.
Escritório, loja de roupa, sapataria, pizzaria, e todo tipo de loja comercial aqui é seu lugar!
A escolha do ponto comercial pode ajudar no crescimento da sua loja, mas também pode atrapalhar o sucesso das vendas quando feita sem estudo e planejamento.
Abaixo você confere 7 dicas que te ajudarão a fazer as melhores escolhas na localização do seu negócio.
Quem nunca desistiu de entrar numa loja porque ficou rodando e rodando em busca de uma mísera vaga para estacionar?
A dificuldade de acesso pode prejudicar o fluxo de pessoas até a sua loja e a perder boas oportunidades.
Além disso, quando falamos de acessibilidade precisamos oferecer o melhor atendimento a todas as pessoas, isto é, auxiliar idosos, crianças e pessoas com deficiência (visual ou física).
Por isso, certifique-se de que o imóvel localizado em uma área que tenha estacionamento disponível, e que o imóvel facilite o acesso para todos os públicos.
A visibilidade é uma questão que pode parecer irrelevante, mas faz total diferença no dia a dia, afinal se as pessoas não te verem como vão te conhecer?
Por isso, é preciso levar este ponto em consideração na hora de escolher seu ponto comercial!
Importante dizer que a visibilidade é diferente de acordo com o ângulo de cada cliente: uma pessoa que chega de carro tem uma visão da fachada, já alguém que chega a pé tem outra.
Uma boa estratégia é buscar por imóveis que tenham o mesmo nível da rua porque assim sua loja não fica escondida.
Quanto mais pessoas circulando perto da sua loja, maiores são as chances de encontrar clientes em potencial.
E é isso que queremos: CLIENTES!
Por isso, é interessante avaliar o fluxo de pessoas no bairro e seus comportamentos para compreender como seu negócio pode ser útil na região.
Em alguns casos, escolher um ponto próximo a concorrentes pode ser muito vantajoso.
Isso mesmo, concorrência pode ser boa!
Como? Imagine uma pessoa interessada em comprar uma televisão nova: ela vai pesquisar preços, modelos em diferentes lojas até encontrar a melhor opção, certo?
Se sua loja estiver perto de outras que vendem o mesmo serviço/produto, automaticamente, você se torna uma opção de compra.
Contudo, vale avaliar bem o momento que sua empresa está para esta estratégia realmente valer a pena.
Independente se você vai comprar ou alugar o ponto comercial, é sempre preciso levar em consideração as finanças da empresa.
Por isso, planejamento é a chave para evitar problemas maiores no futuro!
Antes de adquirir esse espaço, tire um tempo para avaliar as finanças da sua empresa e definir quanto pode ser investido no ponto comercial.
Gente vai, gente vem, isso é uma zona comercial, e é exatamente isso que precisamos no comércio.
Pois, quanto mais pessoas circulam perto de sua loja, maiores as chances delas entrarem e consumirem seu produto/serviço.
Ainda nessa onda de fluxo de pessoas, escolher um local onde seu negócio possa se beneficiar da presença de outros negócios complementares é muito interessante!
Quer um exemplo?
Um restaurante pode tranquilamente ficar perto de loja de roupas, faculdades, bancos pois dentro destes estabelecimentos há uma grande quantidade de pessoas (famintas!).
Se você se encaixa entre Mondelez, Coca-cola, BMW e Ambev, então começa aqui a nossa conversa.
Durante esta jornada empreendedora você bem sabe que pouco ou nada adianta oferecer um bom produto ou serviço se as condições de trabalho (produção, armazenagem e logística) não forem ideais.
Por isso, querido(a) “industrial”, separamos 8 dicas para você encontrar o melhor lugar para instalar seu negócio industrial.
Quanto mais próximo for o mercado principal, menor será o custo com transporte, que, a longo prazo, interfere diretamente na rentabilidade do negócio.
Por isso, se certifique que o imóvel esteja próximo a rodovias e ferrovias, pois assim facilitará o transporte e o escoamento da produção.
Independente se for um grande parque fabril ou até um pequeno comércio, se o local é próximo ou de fácil acesso ao fornecedor da matéria-prima principal, você consegue reduzir os gastos, impactando o valor final do produto.
Vale ressaltar que “estar perto” pode tanto significar uma proximidade física como também significa facilidade de transporte de matéria prima ou de acesso.
ABC Paulista, Vale Ruhr e a Bacia do Tâmisa são ótimos exemplos de Zonas Industriais, isto é, lugares perfeitamente destinados para que indústrias se estabeleçam.
Isso porque, dependendo do ramo da indústria e por motivos de saúde é necessário ela estar afastada de residências.
Por isso, verifique se seu imóvel é legalmente compatível com o local e, sendo este o caso, busque zonas industriais para se instalar.
Sem mão de obra qualificada não há produto de qualidade.
Uma coisa é fato: quanto mais especializada a indústria, maior é a exigência de pessoas qualificadas e especializadas na área.
O ideal é buscar cidades em desenvolvimento, que apresentam boas perspectivas de crescimento profissional e que têm atraído pessoas qualificadas em busca de oportunidades de trabalho e de mais qualidade de vida.
Sem energia, água, saneamento básico e internet quem vive? Nem você e nem nenhuma empresa.
Por isso, é importante verificar a infraestrutura que o local tem a oferecer, e também a qualidade da construção – em caso de imóveis prontos.
Alguns municípios e estados oferecem isenção de tributos para empresas.
Assim, é possível reduzir os custos de operação e produção, tornando o produto mais competitivo no mercado.
Além disso, se certifique que o preço do imóvel esteja dentro do orçamento para que ele ofereça uma boa relação custo-benefício.
Escolha um local de acordo com a sua estratégia de negócios, se você precisa estar próximo de regiões de exportação ou importação de mercadorias.
Além disso, você precisa considerar o clima, a temperatura, os períodos e intensidade das chuvas, a umidade, entre outros aspectos, pois se eles não forem compatíveis com o que se pretende produzir tudo estará perdido.
Se você não se certificar que imóvel está está em conformidade com as regulamentações ambientais e que não esteja em um zona de risco, isso sim será um desastre
(Quem se lembra de Mariana/MG?)
Por isso, veja qual é a legislação urbana sobre uso do solo, quais são as licenças e os alvarás de funcionamento necessários, isso porque, alguns municípios possuem uma política de redução de burocracia que facilita o início e a manutenção das atividades industriais, comerciais e a prestação de serviços.
Sua busca é uma laje,sala, andar, prédio ou até por um edifício corporativo, sua vez de papear chegou!
O objetivo primordial deste tipo de imóvel é acomodar a empresa, seja ela grande, médio ou pequeno porte, de forma planejada para atender às suas necessidades.
Por isso, este tipo de imóvel segue alguns padrões, caso contrário a empresa terá prejuízos.
Veja 8 dicas que você levar em consideração na hora de avaliar onde instalar sua corporação:
Quanto mais fácil for a localização do prédio e a facilidade de acesso ao local pelos funcionários e clientes, melhor será para o dia a dia da empresa.
Por isso, certifique a existência de estacionamento e acesso a transporte público para a equipe e clientes.
Ter outros tipos de negócios promovem um grande fluxo de pessoas, que são ótimas oportunidades de futuros clientes. Por isso, se beneficie do público alheio!
Escolha um local que esteja perto de outras empresas, como por exemplo, outros prédios corporativos ou um parque industrial.
As finanças precisam ser levadas em consideração no momento de alugar ou comprar um imóvel corporativo.
Sendo assim, se planeje para que o investimento feito ofereça uma boa relação custo-benefício, e para que as condições financeiras da empresa consigam arcar com a manutenção ao longo dos anos.
Mais uma vez a movimentação de pessoas no interior da corporação precisa ser levada em consideração.
Além disso, existem modelos de negócio que precisam atender a normas específicas de funcionamento do espaço.
Por isso, é importante que o imóvel esteja de acordo com as regulamentações locais, de incêndio e segurança.
Ambientes que acolhem os profissionais são capazes de estimular uma boa produtividade e o alcance de resultados.
Por isso, escolha um local que ofereça um ambiente de trabalho agradável e, ainda, possa ser personalizado para atender às necessidades da empresa.
Independente do ramo da empresa, o importante é escolher o local certo e não parar.
Afinal, começar é apenas o primeiro passo na longa jornada do empreendedorismo.
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BIBLIOGRAFIA
https://ojoioeotrigo.com.br/2021/03/sob-os-arcos-dourados-como-o-mcdonalds-se-espalhou-pelo-brasil/
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/qual-a-diferenca-entre-uma-corporacao-e-uma-empresa-normal/
https://www.qulture.rocks/blog/ambiente-de-trabalho-saudavel