Certa vez, Michael Jordan disse a seguinte frase:
“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”
Acontece que apesar dos holofotes estarem muitas vezes nos jogadores, o treinador tem um papel fundamental para o seu sucesso.
Tudo começa e tudo termina na liderança, lembra?
Bill Russel, pivô do Boston Celtic, disse o seguinte:
“A avaliação mais importante do meu bom desempenho em um jogo está em quanto consegui fazer meus colegas de equipe jogarem melhor.”
Para liderar é preciso extrair o melhor de cada um, incentivar, inspirar e investir tempo no seu crescimento.
Nesse artigo vamos compartilhar, algumas atitudes que ajudarão os líderes a conquistar o comprometimento, e quiçá, o coração da sua equipe!
As pessoas tendem a gostar daqueles que os ajudam a alcançar um novo nível. Ajude-os a crescer e os capacite para que tenham sucesso!
Para isso, seguem algumas sugestões:
Um ambiente de valorização gera trabalhos melhores do que ambientes de críticas. As pessoas da sua equipe sabem se você acredita nelas e reagem a isso.
Nas palavras de John Maxwell: “O desempenho das pessoas normalmente reflete as expectativas daqueles que elas respeitam.”
Para levar a relação para um outro nível de comprometimento, é preciso mais do que valorizar os membros da equipe, é preciso valorizar o que eles valorizam.
Esse conhecimento te ajudará a relacionar-se melhor com seus colegas, líderes e liderados, criando uma ligação poderosa entre os membros da equipe.
Encontre formas de ajudar os seus colegas de equipe a crescerem, melhorando suas habilidades e atitudes.
Observe quais os dons e talentos cada um possui e incentive o seu desenvolvimento. Isso fará bem para o individuo e para a equipe.
O crescimento deles terá reflexo neles mesmos e nos outros.
Mas fique atento, como ninguém pode dar o que não tem, tenha consciência de que você terá que crescer junto e até mais que a equipe para poder guiá-la.
Se você realmente quer ajudar as pessoas a crescer, tem que tomar a iniciativa e dar o primeiro passo. Seja intencional em observar as atitudes, habilidades e dons das pessoas que convivem com você.
Se lhes der um voto de confiança, você pode ajudá-los a se tornarem muito melhores do que imaginam.
“As pessoas sempre irão atrás daqueles que os valorizam e se afastarão dos que os desvalorizam.”
Se você quer liderar uma equipe, uma obra ou uma empresa, tem que estar disposto a servir antes de ser servido!
Um abraço!
Equipe RCE Construtora.