A tecnologia tem alterado o modo de trabalho em todos os setores da indústria e na construção civil não é diferente. Inovações recentes têm melhorado a segurança, a produtividade, os custos e a qualidade das obras.
É preciso estar atento, pois a cada dia surge uma novidade importante que pode mudar a forma como os processos são realizados há anos. Estar na vanguarda constitui um grande diferencial competitivo.
Abaixo, algumas inovações que tem revolucionado o nosso mercado:
O uso da impressão 3D na Construção Civil está a cada dia mais difundido. Além de ajudar a reduzir o desperdício de material nos locais de trabalho, a tecnologia melhora a segurança do trabalhador e reduz o tempo de construção.
A perspectiva de economia de custos é impressionante, podendo chegar em até 90% em alguns casos. Existem projetos de Startups americanas trabalhando para entregar imóveis de 50m² por menos de US$ 10.000,00, por meio da impressão 3D.
Na China, onde a tecnologia é explorada há mais tempo, existem empresas que prometem construir a média de 10 casas a cada 24 horas.
Essa nova tecnologia “vestível” é nova no cenário, mas está trazendo uma grande inovação para o setor de para a construção civil.
Nos EUA, as empresas colocam sensores inteligentes nos uniformes dos trabalhadores para melhorar a segurança. Outros sensores são aplicados a capacetes para alertar se houve algum impacto.
Existem ainda relógios de pulso que monitoram a temperatura corporal e ajudam a evitar o esgotamento térmico. Através deles ainda é possível saber quem está trabalhando em cada setor da obra.
A maioria das atividades nas empresas de construção acontece no canteiro de obras, enquanto muitas decisões são tomadas no escritório. Ter uma comunicação clara entre esses dois ambientes é essencial para o sucesso de um projeto.
Sem isso, engenheiros e mestres de obras podem perder muito tempo com e-mails e telefonemas para identificar problemas e encontrar uma solução.
Hoje é possível atualizar em tempo real os projetos, compartilhar instantaneamente com todos os envolvidos, documentar as alterações, gerar relatórios e organizar todo fluxo de informações, sem precisar de uma avalanche de e-mails ou papéis.
Além de otimizar as questões burocráticas, alguns aplicativos e ferramentas de gerenciamento permitem o acesso as informações de forma facilitada e segura, pois contam com a possibilidade de mantê-las salvas em uma nuvem de dados.
Esse modelo de construção consiste em fabricar externamente partes da estrutura de um edifício, usando os mesmos materiais e mantendo os mesmos padrões que seriam usados na construção convencional.
Esses componentes são transportados em módulos até o local da obra, onde são montados por uma equipe treinada.
Dessa forma, a construção se torna também um exercício logístico, que fornece os componentes conforme necessário. Assim, evita-se o desperdício e o movimento constante de veículos e pessoas no canteiro de obras.
O modelo funciona no método Just in Time, como em uma linha de produção. O acompanhamento e gerenciamento da obra, assim como o gerenciamento de componentes pode ser realizado todo online, através de aplicativos e softwares de gestão.
Nós estamos atentos a todas novidades, pois o mercado em que atuamos não para e mantém-se em constante evolução.
Um abraço!
Equipe RCE Construtora.