O mercado da saúde está em aquecimento, devido à sobrecarga do sistema público de saúde, entre outros fatores.
Isso abre as portas para que muitas oportunidades apareçam e novos empreendimentos atendam a alta demanda. Contudo, é preciso se atentar às particularidades do setor.
Para facilitar as coisas para você, separamos aqui as características necessárias à estrutura física para comportar o serviço de saúde e captar mais clientes.
Acompanhe!
Para que um empreendimento se estabeleça, por anos, é de suma importância captar e servir seus clientes.
E servir seus clientes é mais que oferecer atendimento médico. Começa com ambientes confortáveis promovendo uma melhor experiência no local, passa pelo acomodamento dos profissionais e pelo atendimento praticado.
Mas, é preciso estar atento!
Os negócios na área de saúde precisam agradar não só seus clientes, mas também um órgão governamental, a Vigilância Sanitária.
Seguir as regras da ANVISA garante a manutenção do local e, principalmente, a segurança, tanto para os funcionários quanto para os pacientes.
Confira abaixo quais as características principais que o seu serviço de saúde deve conter.
Ao escolher o local adequado, você consegue proporcionar saúde para mais pessoas.
Consultórios, clínicas e hospitais recebem diversos tipos de clientes, por isso devem, preferencialmente, localizar se em um lugar de fácil acesso de ônibus ou carros e disponibilizar um estacionamento!
Além disso, pense na logística de recebimento de materiais, quanto mais facilitadas as entregas dos fornecedores forem, mais agilidade você ganha.
Mais uma vez: estar alinhado com a prefeitura é essencial.
Por isso, não esqueça de escolher um local que é permitido este tipo de empreendimento, assim outros benefícios poderão ser usados, como o uso de placas de sinalização.
O prédio precisa garantir uma estrutura física que atenda todas as requisições de segurança e locomoção do local.
Ele precisa dispor de ambientes com espaço adequado para a recepção, salas de análises, ter estruturas de acessibilidade em todo o espaço, como as rampas de acesso e portas de tamanho adequado para cadeirantes.
Caso ao contrário, quando as salas não possuem o espaço necessário, a disposição dos equipamentos, o trânsito das pessoas e o trabalho dos colaboradores são prejudicados.
Acompanhe abaixo alguns cuidados pormenores nos ambientes do prédio.
Seu maior cartão de visitas é a sua recepção!
Logo, oferecer um ambiente acolhedor aos visitantes é imprescindível para manter a lembrança positiva e uma boa impressão.
O que se espera de uma recepção é conforto e organização, por isso é fundamental um espaço capaz de comportar o volume de atendimentos que são realizados diariamente.
Ofereça uma fila prioritária e rápida no atendimento, com a devida preparação dos funcionários do local, agilizando as interações no balcão, o que reduzirá o tempo de espera e aglomeração de pessoas.
Com isso, você consegue oferecer um conforto maior para cada paciente, independente das necessidades.
As cores e iluminação não apenas servem para decoração ou clarear o ambiente, tons claros conseguem influenciar nas sensações das pessoas.
Por isso, decidir com atenção as cores que serão usadas e a quantidade de iluminação trará um diferencial ao seu empreendimento.
Ao usar cores claras, o ambiente proporcionará a sensação de limpeza, higiene e segurança, o que é uma característica de extrema importância para negócios de saúde.
Além disso, adequar o ambiente com os níveis ideais de iluminação, seguindo a recomendação da NR-17 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), proporcionará mais segurança aos procedimentos.
Em uma emergência, por exemplo uma queda de energia, é preciso ter as luzes de emergência preparadas. Assim, os sistemas interligados e automáticos devem estar corretamente instalados, para serem acionados e não prejudicarem a logística do hospital.
Um estabelecimento de saúde que possui as melhores tecnologias disponíveis e estrutura física resulta sempre em mais segurança.
Isso impacta positivamente tanto para os pacientes quanto para as equipes médicas.
Oferecer uma estrutura hospitalar de alto nível, com recursos de ponta e eficiência operacional, atrairá a atenção de bons profissionais para atuarem no local, elevando sua qualidade de atendimento.
Todos esses cuidados na escolha da estrutura física do seu serviço de saúde possibilita a condução adequada e segura dos procedimentos, oferecendo segurança e tranquilidade aos pacientes.
Agora que você já sabe o que um estabelecimento de saúde precisa, como está a sua estrutura física?
Se precisa construí-la, reformá-la ou retrofit-lá estamos à disposição para te ajudar.
Basta entrar em contato conosco.