Em um mundo cada vez mais competitivo, com poucas diferenças nas especificações dos produtos e com qualidade do atendimento semelhante, algumas empresas se destacam e se tornam referência para as demais.
Observa-las nos levou a perceber algumas atitudes que fizeram com que elas chegassem onde chegaram e mesmo assim continuem crescendo.
O protagonismo mostra seu valor diante de condições adversas, quando a empresa tem a possibilidade de demonstrar quão sólidos são seus princípios e valores, bem como seu plano de ação.
Isso significa dar as cartas do jogo e mover-se ativamente de forma a estar sempre em evidência, realizando ações junto aos seus públicos internos e externos.
Porém, ter conhecimento holístico sobre o mercado e sobre sua empresa é fundamental para o seu crescimento.
Para chegar lá é preciso uma equipe proativa, especializada e que realize um bom trabalho de marketing e de relações públicas.
Pois, comunicar sua cultura de forma apropriada e posicionar-se de maneira planejada é tão importante quanto fazer acontecer.
Só assim seus clientes vão saber que sua empresa tem a capacidade de oferecer o que há de melhor, independente do desafio.
Protagonistas trabalham com determinação até conseguir destaque em meio ao seu contexto.
Não basta ser bom de estratégia, é preciso pôr a mão na massa para chegar a resultados concretos na operação.
Isso é possível através da harmonia entre setores estratégicos e operacionais da sua empresa, alinhamento com fornecedores e comprometimento com as metas.
Não importa se sua empresa tem a melhor conceito e o melhor planejamento, sucesso requer aplicação prática operacional! Esse comportamento passa, obviamente, pelo perfil da sua equipe.
Ter as pessoas certas na função correta, tende a gerar um melhor resultado, já que a satisfação do colaborador em realizar atividades com as quais se identifica é maior.
Com isso, a força operacional cresce nos locais onde ela é mais necessária.
Em tempos de mercado movimentado é necessário trabalhar muito para atender a demanda e manter a qualidade do atendimento, do produto e do serviço. Isso todas as empresas fazem.
Porém, em cenários onde há uma ligeira estagnação é necessário fazer ainda mais, pois para se manter no mesmo lugar é preciso correr duas vezes mais.
Mas nem todas as instituições estão dispostas a fazê-lo, porque isso significa uma busca aprimorada e criteriosa por parceiros e fornecedores, cuidado redobrado nas contratações e treinamento específico para cada setor.
Nos dias atuais só se destacam as empresas que conseguem fazer mais com menos, por saber que o crescimento requer muito mais trabalho!
Em mercados onde a concorrência cresce a cada dia, precificar da maneira certa o seu produto ou serviço pode ser determinante.
Exceto em situações onde o público alvo busca exclusividade e tem essa sensação atrelada a imagem e ao custo diferenciado do produto e serviço, o preço praticado não deve destoar muito do vigente no mercado.
Nesse caso, a estratégia pode englobar investimos na imagem, nos canais de atendimento, distribuição e na assistência prestada.
Deixando claro assim, a proposta de oferecer o melhor custo-benefício e se tornar a melhor opção para o público consumidor.
Esses pontos não encerram o assunto, mas refletir sobre ele pode ser um ótimo ponto de partida para gerar a consciência de que o crescimento tem que ser intencional.
Se sua empresa pretende construir uma história de crescimento, acompanhe nossas próximas postagens.