O que é preciso para construir um hospital?

O dia a dia em um hospital é marcado por atividades intensas que envolvem exames, operações, aplicações e execuções. 

Por isso, os arquitetos e engenheiros consideram a construção de um hospital uma obra complexa e desafiadora.

Separamos quatro pontos essenciais para que a construção ou reforma de seu hospital seja impecável.

Boa leitura!


A estrutura que não se abale

Quando nos referimos a um hospital, precisamos ter em mente que ele funcionará 24 horas, sete dias da semana e durante todos os dias.

Por isso, sua estrutura precisa ser forte para aguentar a alta movimentação de pessoas e os pesados equipamentos que serão colocados.

Um hospital com uma fundação sólida, com as vigas, colunas bem projetadas e ainda com os pisos corretos certamente evitarão grandes acidentes e prejuízos!


Um projeto abrangente 

Muitos hospitais possuem necessidades específicas para conseguir tratar determinadas doenças e isso influencia diretamente a estrutura, uma vez que é necessário salas e equipamentos especializados.

Desse modo, o projeto deve considerar todas as necessidades do hospital.

Desde o planejamento de ambientes comuns (recepção, salas de espera, elevadores e banheiros) até os detalhes de salas isoladas que servem para tratar doenças específicas.


O material ideal

Todo cuidado é pouco em um hospital. Por isso, uma obra que inclua materiais de qualidade, aos processos mais brutos e quantos aos acabamentos, faz toda a diferença.

Quando estamos reformando centros de tratamentos intensivos, hospitais oncológicos, salas de cirurgia e maternidades é preciso ser levado em consideração que muitos detalhes são necessários.

Por exemplo, a escolha do piso correto irá garantir mais segurança ao local. 

Além disso, se atentar a aplicar nas áreas do hospital isolamentos acústicos, maquinários e paredes reforçadas são outros exemplos de acabamentos específicos na construção de um hospital.  


Escolhas certas ajudam na logística

Além de garantir a segurança do local, escolher os materiais corretos ajudam na logística do hospital, ou seja, no dia a dia.

Portas que facilitem o acesso à rua, entradas de ambulâncias e caminhões, salas com portas e aberturas dinâmicas ajudam o dia a dia dos trabalhadores.

Por isso, o trabalho de construir um hospital são horas e mais horas de planejamento e revisão do projeto. 

Somente assim tudo sairá do jeito certo e evitará problemas.


Uma obra que respeite os requisitos da Anvisa

O objetivo do hospital é servir e melhorar a saúde da maior quantidade de pessoas possível, por isso para estes estabelecimentos existe a fiscalização da Anvisa.

Um bom exemplo são as clínicas, hospitais e centros de imagem que possuem salas de raio-x.

Os engenheiros podem encontrar na RDC 50, a mínima dimensão que as salas devem ter para garantir a segurança de todas as pessoas presentes no local.

Tendo, desde o início do projeto, a vigilância sanitária instaurada, muitos problemas futuros serão evitados!


Construir hospitais frios, impessoais e sérios é passado, com o passar dos anos as necessidades da população foram mudando e aumentando.

É preciso hospitais modernos para atender com mais dignidade e segurança a população. Por isso o objetivo dos hospitais hoje é oferecer um local seguro, confortável, seguro e útil.  

Como você pode perceber, muitos detalhes são necessários para que a construção seja perfeita, e é por isso que a RCE Engenharia existe. 

Nós te ajudamos a realizar a obra sempre se atentando a cada detalhe, respeitando as regras da Anvisa e deixando seu hospital prático e confortável. 


Compartilhe nossos Artigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.